domingo, 9 de junho de 2013

TRANSTORNOS ALIMENTARES

Entrevista concedida a estudante de Fisioterapia- Samille Costa  do blog http://muitoalemdoespelho.blogspot.com.br


O que você tem a dizer sobre transtornos alimentares ?

 Os transtornos alimentares são doenças( patologias ) que afetam adolescentes e adultos jovens do sexo feminino , designando qualquer padrão de comportamentos alimentares, que causam   marcantes prejuízo á saúde de uma pessoas( psicológico e sociais). O diagnóstico e uma abordagem terapêutica adequada aos transtornos alimentares são fundamentais para diminuir os riscos de agravos a saúde do individuo estudado.
Os tipos de transtornos alimentaresmais conhecidos são: anorexia e bulimia( que vão ser explicado na próxima questão. Porem existem outros tipos de transtornos alimentares poucos conhecidos como:

Ortorexia

Os ortoréxicos têm verdadeira fixação por uma alimentação saudável, sem químicas, agrotóxicos nem aditivos. Eles são obsessivos pela escolha e preparo dos alimentos e tentam impor essa vida natureba a quem estiver por perto. O problema pode estar relacionado a transtornos obsessivos-compulsivos ou sinalizar um início de anorexia.

Distúrbio alimentar relacionado ao sono (DARS)

Quem sofre desse mal levanta no meio da noite para atacar a geladeira e acorda no dia seguinte sem se lembrar de quase nada do que se passou durante a madrugada. Essas pessoas, que comem normalmente durante o dia, são, muitas vezes, sonâmbulas. Cerca de 5% da população pode apresentar o problema, sendo a maioria mulheres.

Síndrome de Prader-Willi

A doença, que afeta 1 em cada 10 mil crianças. é associada a retardo mental. A criança apresenta um apetite insaciável e uma necessidade de comer constantemente alimentos de alto valor calórico. De origem genética, está diretamente relacionada à obesidade precoce. As complicações decorrentes do excesso de peso podem levar à morte.

Síndrome do gourmet

O portador dessa síndrome se preocupa em comer de forma fina e sofisticada, e isso inclui a compra, a preparação, a apresentação e o consumo de pratos elaborados ou exóticos. Muito rara – tem apenas 34 casos descritos – essa doença parece estar relacionada a lesões cerebrais. Já foi descrita em dois artigos publicados na literatura médica.

Pica

Caracterizada pela ingestão regular de substâncias pouco apetitosas, como cabelo, barro, argila, flores, sabonete, giz, cola ou qualquer outra coisa não comestível, a doença atinge principalmente crianças e adolescentes – sua frequência diminui com a idade e aumenta em crianças com transtornos psicóticos como o autismo. A causa pode estar relacionada a fatores culturais, familiares e a carências nutricionais.

Referencia : BESSA, Marina ; GAMA, Soraia . Doentes por comida . Revista Super Interessante, Janeiro 2007. Disponível em: <http://super.abril.com.br/alimentacao/sao-transtornos-alimentares-446810.shtml . Acessadoem: 25 maio de 2013.


 Hiperfagia /Binge


Episódios durante os quais o indivíduo ingere quantidades exageradas de alimento, mesmo sem ter fome, de maneira descontrolada e em curto espaço de tempo. O transtorno de binge diferencia-se da bulimia por não apresentar o comportamento de vômito auto-induzido, sendo que o próprio organismo costuma se encarregar de eliminar o excesso ingerido.Normalmente os indivíduos procuram esconder os ataques, mantendo um comportamento alimentar controlado em público.Perdas, acidentes, acontecimentos traumáticos repentinos ou planejados como cirurgias eletivas podem desencadear desajustes psicológicos que levam ao descontrole do comportamento alimentar e consequentemente a obesidade ocasionada pelo comer compulsivo, especialmente em pessoas com predisposição a aumento de peso. Perda da autoconfiança e da auto-estima são comuns nesses casos

Inapetência Psicológica

A inapetência psicológica é diferente da anorexia porque não há alteração da imagem corporal. O anoréxico se vê como gordo e o apetite pode ser normal; na inapetência psicológica o paciente pode reconhecer que está magro, caso esteja, mas não consegue comer.

Vigorexia


 A vigorexia se caracteriza pelo excesso de preocupação em ter um corpo forte. Os portadores desse transtorno ficam horas malhando, muitos deles nas academias ,lugares preferidos para a malhação. Passam horas exercitando-se e constantemente medindo sua musculatura para verificar se já obtiveram resultados. Apesar de tantas horas de exercícios ''pesados'', ainda sim se consideram magros e fracos. Uma das respostas para esse exagero é que os portadores desse transtorno têm “inconformidade” com seu corpo. Em casos que o desejo por um corpo perfeito é tanto que os vigoréxicos apelam para os esteroides anabolizantes, que prejudicam a saúde. A causa do uso dos anabolizantes pelos vigoréxicos é que eles possuem a função de manter as características masculinas e ele aumenta a síntese proteica e assim aumenta a massa muscular do corpo . Esta doença é mais comum nos homens ,mas também há casos em mulheres.


Na sua opinião qual a melhor definição de anorexia e bulimia ?

Anorexia nervosa: As características essenciais são a recusa do individuo a manter o peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo. Além disso, as mulheres pós –menarca com este transtorno são amenorreicas ( o termo anorexia  é uma designação incorreta , uma vez que a perda de apetite é rara). O individuo mantem um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para a sua idade e altura. Quando a anorexia nervosa se desenvolve em um individuo durante a infância ou inicio da adolescência , pode dificultar no ganho de peso (MEDONÇA, 2010 apud DSM IV ( APA, 1994)  e CID 10(OMS, 1993 ) .

A perda de peso em geral é obtida , principalmente , por meio da redução do consumo alimentar total. Embora os indivíduos começam excluindo de sua dieta alimentos altamente calóricos a maioria termina com um dieta muito restrita , por vezes limitada  a apenas alguns alimentos . Sendo assim  métodos adicionais de perda de peso incluem  purgação( isto é , autoindução ao vômito ou uso indevido de laxantes ou diuréticos) e exercícios intensos ou excessivos(MEDONÇA, 2010 apud DSM IV ( APA, 1994)  e CID 10(OMS, 1993 ). Este é um transtorno que se manifesta principalmente em mulheres  jovens, embora haja incidência  em homens. Os pacientes  anoréxicos chegam rapidamente à caquexia ( um grau extremo da desnutrição) e o índice de mortalidade chega a atingir  15% a 20% dos casos (USP, SP, Ambulim, 2008).
Sintomas :
·         Perda exagerada em pouco tempo;
·         Recusa participar das refeições familiares;
·         Preocupação exagerada com o valor calórico dos alimentos . O anoréxico chega ingerir em media 200kcal por dia;
·         Interrupção do ciclo menstrual ( amenorreia) e regressão das características  femininas.   Redução da produção de estrogênio , ocorrendo a cessação da menstruação;
·         Intensa atividade física por muitas horas ao dia ;
·         Depressão , síndrome do pânico , comportamento obsessivo- compulsivos;
·         Visão distorcida do próprio corpo. Mesmo extremamente magros, os pacientes julgam-secom excesso de peso;
·         Pele muito seca e coberta por lanugo( pelos parecidos com a barba de milho), perda de cabelo;
·         Pressão baixa e pouca resistência ao frio;
·         Sofrem graves danos no coração e outros órgãos vitais , em função da perda exagerada de peso.

Bulimia  : caracteriza-se por grande ingestão de alimentos com sensação de perda  de controle , os chamados episódios bulímicos. A preocupação excessiva o peso e a imagem corporal leva a pessoa  a métodos inadequado para o controle de peso, como vômitos induzidos , uso de medicamentos ( diuréticos, inibidores de apetite, laxantes), dietas e exercícios físicos ( Cordás, Ambulim, 2004)
Sintomas:
·         Ingestão exagerada de alimentos em curto período de tempo ;
·         Vômito induzido colocando o dedo na garganta ;
·         Dietas severas intermediadas por repentinas perdas de controle, que leva má ingestão compulsiva  de alimentos;
·   Distúrbios depressivos , de ansiedade, comportamento obsessivo compulsivo e  automutilação;
     Dentre os problemas causados , identificam-se;
·         Danos ao aparelho digestório;
·         Alterações no ritmo cardíaco , que se torna irregular;
·         Problemas renais em função de baixos níveis de potássio ;
·         Comprometimento do esmalte dos dentes, pelos ácidos contidos no vômito;
·         Interrupção da menstruação;
·         Dificuldades em expressar suas emoções de forma assertiva;
·         Temor em agradar as pessoas que consideram importantes na sua vida

Referencia : MEDONÇA, Rejane Teixeira . Nutrição: um guia completo de alimentação, prática de higiene , cardápios, doenças, gestão; apresentação de Roberto Martins Figueiredo 1 ed.- São Paulo: Rideel, 2010.

 O que você tem a dizer para as pessoas que sofrem esses transtornos ?

Com todos os problemas conhecido dos transtornos alimentares anteriormente, como profissional de saúde indicaria este individuo a buscar ajuda profissional com uma equipe capacitada e formada por profissionais da saúde (médico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e outros profissionais) ,que poderá realizar a avaliação adequada para se fazer um extenso trabalho de pacientes e sua família .
Qual a sua dica de uma boa alimentação para que saúde e beleza andem unidos?

Resposta:As pessoas atualmente procuram pelo corpo perfeito , muitas vezes através de medicamentos que fazem mal a saúde.  Como profissional de saúde indicaria que essas pessoas procurassem  um profissional Nutricionista  juntamente como outros profissionais de saúde( exemplos: educador físico, fisioterapeuta )  que os mesmos mostraram da melhor forma possível o método mais saudável do corpo bonito mais, com saúde através de uma educação nutricional adequada com orientações nutricionais , podem criar hábitos saudáveis no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário