segunda-feira, 17 de junho de 2013

NUTRIÇÃO DO IDOSO

- ALIMENTAÇÃO DO IDOSO


O aumento da população idoso em todo mundo é uma realidade. O Brasil está deixando de ser um país jovem para presenciar o envelhecimento de sua população. 
 Existem previsões que indicam que no ano de 2025 seremos a sexta
nação do mundo em número  de idosos ( Brasil, IBGE,2005). Esse fato nos faz refletir sobre uma nova realidade de um futuro próximo.
O envelhecimento é um processo natural, entretanto, o corpo humano pode desenvolver diversos  tipos de doenças cronicas com a mudança.
O estado nutricional do idoso é um reflexo de sua vida passada. A progressão das alterações nos processos biológicos , à medida que o tempo passa, leva às modificações estruturais e funcionais nos tecidos do organismo e à diminuição da capacidade de reprodução celular, gerando alterações orgânicas e fisiológicas como o desenvolvimento de doenças cronico- degenerativas.


- FATORES QUE INTERFEREM NA ALIMENTAÇÃO

Várias são as doenças dos idosos relacionadas à má alimentação das fases de vida anteriores. No brasil são considerados idosos a pessoas com mais de 61 anos de idade . As mudanças físicas determinam  algumas peculariedade no idoso como:

  • Dificuldades de mastigação : deve-se considerar a utilização de próteses dentarias ou a falta dos dentes . Para se manter a função de mastigação, muitas vezes é preciso trocar a textura dos alimentos .
  • Hábitos alimentares : os hábitos alimentares já estão instituídos  há muito tempo e nem sempre é fácil modifica-los . A alimentação, em regra geral , está condicionada aos hábitos familiares, religiosos e socioeconômicos, que deve ser respeitados para se conseguir exito quando as mudanças são necessárias .
  • Situação socioeconômica: A renda familiar ou só a do idoso é fatr que interfere diretamente na sua alimentação. Deve-se recomendar    a aquisição de alimentos da época, principalmente frutas e hortaliças, pois são os que apresentam um custo menos, são mais nutritivos e saudáveis
  • Constipação Intestinal:  A constipação ocorre devido ao baixo consumo de alimentos reicos em ibras, fruto oleaginosos ou azeite, pela falta de atividade física e também atonia muscular e alterações hormonais. A constipação é uma queixa constante na população idosa, seja na situação ambulatorial, seja e, pacientes  acamados por longos períodos, em seu domicilio ou em instituições. Deve-se então fornecer abundante quantidade de líquidos  de alimentos ricos em fibras. Insistir no consumo de frutas  frescas e secas , hortaliças ( verduras e legumes), cereais integrais e produtos derivados , e algumas frutas oleaginosas, s a dieta permitir.
- ALGUMAS ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS
  • Reduzir o consumo de gordura saturada e alimentos fritos , de carboidratos simples, como os açucares, refrigerantes e o do sal e manter na dieta quantidade satisfatórias de fibras abrandadas ;
  • Se necessário, por indicão médica  incluir a suplementação de cálcio e de ferro para evitar a osteoporose e as anemias;
  • Ingerir quantidades satisfatórias de líquidos por meio de: água , leite desnatado, sucos de frutas naturais e chá.
  • Escolher uma dieta variada
  • Consumir alimentos saborosos de fácil digestão;
  • Fazer as refeições fracionadas pouco volumosas ( seis refeições por dia)
  • Optar por condimentos leves, como as ervas finas ( manjericão, salsinha  , orégano, hortelã etc.) para estimular a secreção gástrica.
  • Evitar alimentos que causam flatulências ou gases ( couve , repolho, pimentão, cebola, açucares) 
  • Priorizar as preparações culinárias assadas, grelhadas  ou cozidas na água ou no vapor.
  • Consumir alimentos com baixo teor de gordura , açúcar e sal. Preferir gorduras insaturadas  ( óleo vegetal e margarina), leite desnatados e carnes magras.
  • Ler os rótulos dos alimentos industrializados para conhecer o valor nutritivo do alimento que será consumido.
  • Beber liquido antes ou depois das refeições.
  • Fazer uma atividade física regularmente.  

Referencia : MENDONÇA, Rejane Teixeira, Nutrição um guia completo de alimentação, praticas de higiene, cardápios  doenças, dietas, gestão; apresentação de Roberto Martins Figueiredo- 1. ed.- São Paulo: Rideel, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário