segunda-feira, 17 de junho de 2013

NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ADOLESCÊNCIA 

A adolescência é uma fase da vida  de crescimento intenso . A alimentação balanceada é tão importante quanto a primeira infância, pois, alem de satisfazer as elevadas necessidades nutrientes, serve também para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida, na fase adulta e durante a velhice .

Prestem atenção
- Deixar de tomar o café da manhã ou pular refeições,
- Consumir pouco leite e derivados (queijos ,iogurtes ,coalhadas),frutas e vegetais,
- E, ao contrário, consumir bastante alimentos calóricos, gordurosos, ricos em açúcares e sal.
Isso tudo pode levar `a dificuldade de concentração, diminuição do rendimento escolar, diminuição da resistência imunológica (deixando o organismo mais susceptível a doenças infecciosas), aumento do risco de obesidade de doenças crônicas como: diabetes, coração e certos tipos de câncer.
Orientações Nutricionais
- evite comer assistindo televisão,
- beba, no mínimo, 2 litros de líquido por dia, evite bebidas com gás,
- coma devagar, mastigando bem os alimentos,
- não fique muito tempo sem se alimentar, se possível coma de 3 em 3 horas,
- modere o consumo de frituras, carnes gordurosas (bacon, toucinhos),
- experimente sanduíches naturais, diminuindo o consumo de lanches calóricos como hambúrgueres, batata fritas, cachorro quentes,
- diminua o consumo de balas, chocolates, bolachas recheadas, bolos recheados,
- aumente o consumo de frutas, verduras e legumes,
- experimente alimentos integrais (pães, bolachas, torradas, arroz)
- e não esqueça de um bom exercício físico.

Necessidades nutricionais do adolescente

Os rapazes tem um crescimento da massa muscular de maneira desproporcional, resultando em maior porcentagem de massa magra. Já as garotas apresentam uma porcentagem maior de gordura corporal em relação aos rapazes.
O ideal é que em todas as fases da vida tenha-se uma alimentação balanceada e diversificada, com a presença de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas.
Para os adolescentes, a ingestão de proteínas de alta qualidade deve ser maior, devido ao aumento da massa corpórea e dos ossos. A importância do consumo de leite e derivados, carnes em geral (bovinas, suínas, aves, etc.), ovos e leguminosas (feijões, grão de bico, lentilhas, etc.).
Há também a necessidade de ferro (encontrada nas carnes, feijão, lentilha e hortaliças verde-escuras), que para os rapazes se deve ao fato do aumento muscular ser acompanhado pelo aumento do volume sanguíneo e para garotas, pela perda mensal na menstruação.
Do que recorrer aos produtos industrializados e suplementos nutricionais, procure por alimentos naturais e da época, que oferecem vários tipos de nutrientes e são mais saborosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário