segunda-feira, 10 de junho de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS

A definição oficial da ANVISA: Alimentos Funcionais,  é todo alimento ou ingrediente com alegação de propriedades funcionais e/ou de e que pode, além de funções nutricionais básicas, quando se tratar de nutriente, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos á saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.

ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, agência reguladora ligada ao Ministério da Saúde, listou em uma tabela os alimentos funcionais hoje no mercado, devido a algumas polêmicas, essa tabela é baseada em estudos de renomadas pesquisas. É preciso salientar que antes de um produto ir para o mercado rotulado como funcional é preciso ser aprovado pela ANVISA. Vamos conferir algumas  fontes dos alimentos funcionais da tabela ANVISA, porque são considerados funcionais e os alimentos que contêm tais fonte. 
Ômega 3                                                                   
De acordo com a tabela da Anvisa, o consumo do ácido graxo ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, diminuindo assim os riscos de doenças cardiovasculares, desde que associado a uma alimentação e hábitos saudáveis. O ômega 3 é encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha, no azeite e também na semente de linhaça.

Licopeno
Um antioxidante que ao ser absorvido pelo organismo protege as células contra os radicais livres, o licopeno é associada à cor vermelha de alguns alimentos como beterraba, melancia, goiaba, pimentão, tomate ente outros.


Probióticos    
Os probióticos contribuem para o equilíbrio da flora intestinal e podem ser encontrados em iogurtes e leites fermentados.


Proteína de soja
A tabela diz que o consumo de 25 g de proteína de soja diários pode ajudar a reduzir o colesterol. A isoflavona composto orgânico, supra citado como fonte de alimento funcional é um derivado da soja, a isoflavona é similar ao hormônio estrogênio, hormônio feminino que na menopausa e pré- menstruação causa cansaço e calor, o consumo de isoflavonas ajuda a diminuir estes sintomas.
Observação importante :  O uso da soja deve ser com cautela para alguns pessoas. Portanto procure um médico e um Nutricionista para mais duvidas. 
Muitos são os alimentos com propriedades funcionais, se você quiser conferir a tabela  confira o site da agência reguladora ANVISA.
Alimentos funcionais benefícios para a saúde
Muitos são os benefícios para a saúde no consumo de alimentos funcionais, alguns apresentam efeitos benéficos particulares, mas todos contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças como acidentes cardiovasculares, câncer, acidente cardiovascular cerebral, arteriosclerose e enfermidades hepáticas.
Por todos esses benefícios citados, é importante acrescentar os alimentos funcionais a nossa dieta diária alimentar para garantir muito mais saúde ao nosso organismo.
 Referencias :
http://www.zun.com.br/sobre/funcionais/







Nenhum comentário:

Postar um comentário