segunda-feira, 17 de junho de 2013

NUTRIÇÃO NA GRAVIDEZ

- ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA GRAVIDEZ

Uma alimentação saudável na gravidez é de extrema importância para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe. Devido ao fato de algumas gravidas apresentarem náusea e vômitos durante os primeiros meses de gravidez, deve tentar manter uma dieta equilibrada e sempre fazer os pré-natais direitinho.   
Segue uma lista de algumas recomendações para manter o seu bebê saudável durante a gravidez:

Coma uma variedade de alimentos de modo a conseguir obter todos os nutrientes que precisa. As doses recomendadas incluem 6-11 porções de pão e cereais, 2-4 porções de frutas, 4 ou mais porções de legumes, 4 porções de lacticínios, e 3 porções de fontes proteicas (carne, aves, peixe, ovos). Consuma doces e gorduras de forma moderada.
● Escolha alimentos enriquecidos em fibras, como pão, cereais, massas integrais , arroz integrais , fruta e legumes.
● Assegure-se que obtém vitaminas e minerais suficientes na sua dieta diária. Os suplementos vitamínicos pré-natais são uma excelente ajuda e deve tomá-los através de receita médica.
● Coma e beba pelo menos 4 porções de produtos lácteos e enriquecidos em cálcio por dia, para manter o cálcio durante a gravidez.
● Coma cerca de 3 porções de alimentos ricos em ferro, de forma a obter o ferro diariamente.
● Escolha, pelo menos, uma boa fonte de vitamina C por dia, como laranjas, tangerias, morangos, mamão papaia, brócolis, couve-flor, tomates e etc . As mulheres grávidas necessitam de vitamina C para uma alimentação saudável.
● Escolha uma boa fonte de ácido fólico por dia, como legumes de cor verde, bovinos e leguminosas (feijão preto, ervilhas, etc). Todas as mulheres grávidas precisam de ácido fólico por dia par ajudar a prevenir defeitos e malformações como a espinha bífida.

● Escolha pelo menos uma boa fonte de vitamina A em dias alternados. As fontes de vitamina A são cenouras, abóboras, batata doce, espinafres, beterraba, damasco e melão. Atenção: uma ingestão excessiva de vitamina A pode estar associada a malformações do feto.

- ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS DURANTE A GRAVIDEZ  
● Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez. O álcool está relacionado com partos prematuros, retardos mentais, defeitos de nascimento e baixo peso dos bebés.
● Limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia. Lembre-se: o chocolate contém cafeína - a quantidade de cafeína num chocolate é equivalente a 1/4 de café.
● O uso de sacarina (adoçante) é fortemente desencorajado durante a gravidez porque pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais.
● Diminua a quantidade total de gorduras.
● Evite queijos suaves como feta, brie e camembert. Estes queijos podem causar infecção por Listeria. Não há a necessidade de evitar queijos processados, em creme, rijos ou iogurte.
● Evite peixe e mariscos cru, especialmente ostras.

O que comer quando a grávida sente-se indisposta

Durante a gravidez, a mulher grávida pode acordar com indisposições, diarreia, obstipação ou náuseas. Pode ser extremamente difícil ingerir alimentos, ou pode sentir-se doente só com a ideia de comida. Eis algumas sugestões:
Enjôos matinais: Coma cereais ou bolachas sem sal antes mesmo de sair da cama; coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; evite gorduras e frituras.
Obstipação: Coma mais frutas frescas e legumes. Beba 7 ou mais copos de água por dia.
Diarreia: Coma alimentos que contêm pectina para ajudar a absorver o excesso de água. Alimentos que contêm pectina são bananas, arroz branco e pão branco refinado.
Azia: Coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; tente beber leite antes de comer; limite alimentos e bebidas com cafeína.




Nenhum comentário:

Postar um comentário