LIVRO: NUTRIÇÃO PARA O ESPORTE E O EXERCÍCIO
O alimento proporciona a fonte dos elementos estruturais essenciais para preservar a massa corporal magra, sintetizar novos tecidos , otimizar a estrutura esquelética, reparar as células existentes , maximizar o transporte e a utilização de oxigênio , manter o equilíbrio hidreletrolítico ideal e regular todos os processos metabólicos . A " boa nutrição" engloba muito mais que a simples prevenção das deficiências de nutrientes relacionadas á doenças, incluindo doenças endêmicas francas , que variam desde o beri beri ( doença por deficiência vitamínica secundaria a aporte inadequado de tiamina( Vitamina B1 ), sendo suas fontes alimentares :
Podendo ocasionar dano no coração do sistema nervoso, até xeroftalmia( causada por deficiência de vitamina A e desnutrição geral que evolui para cegueira noturna , ulceração corneana e cegueira). Engloba também o reconhecimento de diferenças individuais em termos de necessidade e de tolerância de nutrientes específicos e do papel da herança genética sobre esses fatores. As deficiências limítrofes de nutrientes é menor que aquela necessária para acarretar manifestações clinicas de doenças , exercem um impacto negativo sobre a estrutura e a função corporais e , dessa forma , sobre a capacidade de realizar exercícios.
Sendo assim a nutrição apropriada constitui também o alicerce para o desempenho físico; proporciona o combustível para o trabalho biológico e as substancias químicas que permitirão extrair e utilizar a energia potencial dos alimentos
Referencia : McArdle, William D. Nutrição para o esporte e o exercício/ William D. McArdle, Franck I. Katch, Victor L.Katch; [traduzido por Giuseppe Taranto]. - Rio de Janeiro; Guanabara Koogan , 2011.


Nenhum comentário:
Postar um comentário