quinta-feira, 22 de outubro de 2015


CURIOSIDADES

GELATINA AGAR - AGAR     X       GELATINA       X     COLÁGENO 

          

O colágeno é retirado normalmente das articulações de ruminantes, de onde também é retirado para fazer a gelatina. Entretanto, a gelatina é um alimento que tem uma série de empecilhos: o sabor é artificial, a cor é artificial, o cheiro é artificial, ou seja, tudo artificial, trazendo substâncias que vão ter que sofrer metabolização e excreção.

Os corantes são aditivos alimentares e estão presentes nos alimentos industrializados como massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, entre outros. Existem vários tipos de corantes, os mais comuns são os artificiais e os naturais. Os tipos artificiais não possuem nenhum valor nutritivo e servem (como o nome sugere) apenas para colorir os alimentos que perderam a coloração na industrialização. “Uma gelatina de morango, por exemplo, se fosse transparente não faria sucesso.

Quando consumidos com frequência, os corantes artificiais podem interferir no processo metabólico e até neurológico. Além disso, o consumo dos aditivos também pode desencadear alergias, irritação estomacal e até prejudicar a pele. Evite o uso de alimentos industrializado , principalmente para crianças.  

Como as gelatinas comercialmente encontradas no supermercado contêm uma grande quantidade de corantes, recomenda-se trocá-la pela gelatina de Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica, mas aí não é uma fonte de colágeno animal e trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida pelos vegetarianos também. A gelatina natural de Agar-ágar é um ótimo substituto da gelatina em pó. A Agar-ágar é uma mucilagem de algas marinhas vermelhas que possui um ótimo sabor, além de ser isenta de corantes artificiais, o que traz verdadeiros benefícios para a saúde.








Gelatina artificial : A gelatina tem origem animal mais especificamente, origem bovina é extraída da pele, ossos e cartilagens de bois que são partes ricas em colágeno.
Fique atento nos rótulos dos produtos, contém  diversos produtos químicos em sua composição como acidulante ácido fumárico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizantes e corantes artificiais. 
Ágar-Ágar:  É uma substância existente em certas algas vermelhas rodofíceas e que forma com facilidade um hidrogel, é centenário. Especialistas acreditam que o processo de produção dela iniciou-se no Japão por volta de 1650. Até hoje, a gelatina extraída através do processo de fervura das algas vermelhas (Gelidium sp.) é largamente usada na alimentação oriental e ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. Utilizada em laboratórios como meio de cultura de microorganismos ou na culinária como gelatina. Como é uma gelatina de origem vegetal, extraída das algas vermelhas, sua composição nutricional difere completamente da composição da gelatina de origem animal.

A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento á temperatura ambiente. Possui sabor neutro, portanto pode-se adicionar qualquer ingrediente saborizante.

Os benefícios à saúde são muitos. Por conter impressionantes 94,8% de fibras solúveis, o consumo freqüente ajuda a regular o funcionamento do intestino. Também por causa das fibras, a ágar proporciona saciedade com pouca quantidade consumida  o que faz com que o indivíduo sinta menos fome e conseqüentemente coma bem menos que o habitual.e praticamente não tem calorias, o que certamente ajuda muito na hora de ficar em paz com a balança e Ele é bastante indicado para pessoas obesas que precisam moderar o apetite e emagrecer.

A ingestão diária ajuda no combate a fraqueza física diária, diminui a prisão de ventre por intermédio da eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo; reduz o colesterol ruim (LDL); funciona como coadjuvante em processos de emagrecimento e fortalecimento do tecido cutâneo e muscular, pela ação do colágeno; fortalece as unhas e os dentes, bem como contribui para a vitalidade e brilho dos fios capilares. Além de ajudar no tratamento de firmeza da pele, evita alguns problemas estéticos característicos do envelhecimento cutâneo (rugas, flacidez e celulite). Portanto, o consumo resulta em uma pele saudável, firme e bonita, para quem se preocupa com a sua aparência e bem-estar”, reforça.
Por ser retirado de áreas muito profundas dos oceanos, o ágar não possui nenhuma impureza, o que garante uma ingestão segura e sem riscos de adquirir alguma doença por conta dele.
A gelatina com pó de ágar-ágar é mais potente do que aquelas que compramos no supermercado. Além de não ter conservantes, ela é rica em:
 Minerais: Tem fósforo, cálcio, zinco, iodo, magnésio, ferro, sódio, manganês, selênio e cobre. "Esse conjunto faz um excelente trabalho desintoxicante, além de aumentar a elasticidade da pele e fortalecer as unhas e o cabelo.
Piridoxina (B6): Deixa a pele saudável e melhora seu aspecto.
Riboflavina (B2): Aumenta a produção de anticorpos e turbina o sistema de defesa do nosso organismo.
Vitamina B1: Fortalece o sistema nervoso e os músculos.
Vitamina E: Diminui os efeitos do envelhecimento precoce.
Vitamina K: Fortalece os ossos
Muitas pessoas usam diariamente o ágar-ágar juntamente com sucos de frutas, formando uma gelatina. Entretanto, deve-se tomar bastante cuidado com o consumo desenfreado desse produto. Assim como qualquer planta medicinal, por possuir uma fórmula química complexa, ele deve ser consumido com cautela, do contrário, poderá causar alguns efeitos adverso
Diferença entre gelatina e colágeno 
Gelatina é Colágeno, mas não é hidrolisado! O Colágeno comum é a gelatina que ingerimos normalmente, as de supermercado, tem a gelatina pura e a gelatina hidrolisada.
Para quem procura um efeito mais rápido e não quer ingeri-la somente como sobremesa, é só procurar a gelatina hidrolisada (também chamada de colágeno hidrolisado).
A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e cerca de cerca de 5% de colágeno, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas como citado, é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. 
Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente.
A explicação está no processo: A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.
Vende-se ágar-ágar em fios semelhantes a macarrão, em barras compridas, mas é comumente comercializada em pó e sua cor geralmente é esbranquiçada. 
Por tanto A gelatina natural de Agar-ágar é um ótimo substituto da gelatina em pó. Pois o Agar-ágar é isenta de corantes artificiais, não altera o sabor dos alimentos , tem melhor custo beneficio (rende muito mais ) não derrete a temperatura ambiente , poder gelificante dez vezes maior , quase totalmente composta de fibras alimentares ( 94,8% - ainda em estudo ), versatil serve tanto para doces quanto para salgados .  


Receitas 
Gelatina de Uva com chia: Coloque 1colher de sopa de semente de chia em 100ml de suco de uva integral sem açúcar e sem conservantes. 9
Gelatina de morango com agar-agar : 500ml de suco de morango e 5g de agar-agar em pó.  Dissolver o pó de agar-agar no suco de morango, levar ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a ferver, desligue o fogo e coloque-a no recipiente desejado. Não é necessário levar à geladeira, pois ao esfriar, endurece. 
Obs: O suco de morango pode ser substituído por outro suco da fruta. 


Sendo assim antes de fazer qualquer dieta da moda ou fazer o uso de algum produto, procure ajuda de um(a) nutricionista ,por que  ele(a) sim é um profissional ideal para te ajudar em uma alimentação saudável e o objetivo que você tanto espera .








Referência:  
Disponível em : http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/alimentos-ideais-para-conquistar-a-firmeza-da-pele/5703/> Acesso em 22 out.2015.
Agar Agar. Disponível em : https://vista-se.com.br/10-motivos-para-voce-usar-a-gelatina-agar-agar-vegetal-ao-inves-da-convencional-animal//> Acesso em 22 out.2015.
Gelatina. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/19230/gelatina/> Acesso em 22out.2015.
Agar Agar. Disponível em ://mdemulher.abril.com.br/dieta/viva-mais/gelatina-detox-de-agar-agar-e-aliada-na-eliminacao-de-gordura/> Acesso em 22 out. 2015 

Agar Agar . Disponível em :http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-alga-agar-agar/> Acesso em 21 out.2015

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

             CHÁ DE HIBISCO               


O chá de Hibisco é conhecido para as mulheres como a bebida que combate a gordura da barriga e quadris. Sendo assim capaz de estimular a queima de gordura corporal, facilitar a digestão, regularizar o intestino e combater a retenção de líquido.
As flores de hibisco, além de serem lindas, ajudam a abaixar a pressão, perder peso e diminuir a cintura. Uma xícara do chá dessa flor antes das refeições reduz a absorção de carboidratos pelo organismo e elimina toxinas que dificultam o emagrecimento, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.
Tudo isso graças à comprovada ação diurética, que é garantida pelas substâncias antioxidantes, como flavonóides e ácidos orgânicos. Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes no Chá de Hibisco possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador.  Sua principal função é impedir a retenção de líquidos, aliada à capacidade de evitar a adipogênese – o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris. Com isso, tomar Chá de Hibisco faz aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e a pressão arterial.
O Chá de Hibisco é feito das flores e botões do Hibiscus sabdariffa, espécie diferente daquela ornamental, comum nos jardins. Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo. Um detalhe importante somente o uso do chá , não faz milagre , você deve associar a uma alimentação saudável E não adianta tomar um chazinho para limpar o organismo e comer alimentos  industrializados e superindustrializados, cheios de toxinas.
É termogênico, estimula a queima de gordura corporal. Essas bebidas são coadjuvantes no emagrecimento e podem ser utilizadas em conjunto. O chá possui em relação a outros chás boas concentrações de ferro atuando assim no transporte de oxigênio no organismo. Podendo ser empregado em tratamento dietoterápicos para anemia ferropriva, dor de cabeça e cansaço (especialmente fadiga muscular).
A oferta de vitamina A e por consequência dos efeitos antioxidantes são necessárias e fundamentais para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea. E a vitamina C que atua otimizando o sistema imune; no entanto o chá é excelente para paciente que possuem rinite e sinusite. Assim como atua também no envelhecimento precoce.
Compare e confira:
Chá de hibisco (200 ml)
Valor energético: 74 kcal
Vitamina A: 30 mcg
Vitamina C: 36,8 mg
Ferro: 17,28 mg
Chá preto (200 ml)
Valor energético: 0,44 kcal
Vitamina A: 0 mcg
Vitamina C: 0 mg
Ferro: 0 mg
Chá mate (200 ml)
Valor energético: 6 kcal
Vitamina A: 0 mcg
Vitamina C: 0 mg
Ferro: 0 mg
Vitamina B1 (tiamina) e vitamina B2 (riboflavina) encontradas neste chá contribuem para a melhor saúde de pele, ossos e cabelos. As vitaminas do complexo B auxiliam o nosso corpo na captação de energia celular, principalmente auxiliando no metabolismo de oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A vitamina B1 tem eficácia principalmente em neurônios, células que formam nosso cérebro.
O chá também é indicado em pré-treino, pois contém polissacarídeos em boas quantidades e açúcares redutores como frutose e glicose.
  • Atuação em metabolismo:

Tem propriedades, tais como: diurética, digestiva, laxante suave é considerado termogênico por acelerar metabolismo, porém não é estimulante ao contrário atua como calmante, diurético e laxante. Excelente coadjuvante no tratamento da obesidade e na modulação do equilíbrio orgânico.
Por ser um potente antioxidante auxilia no combate de radicais livre, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

  • Como fazer o chá ?

-1 litro de água
-2 colheres de sopa de hibisco in natura (a florzinha desidratada que você compra em lojinhas de produtos naturais)
Quando a água começar a entrar em ebulição, ou seja, quando você começar a ver as bolhinhas na água, apaga o fogo, coloca o hibisco e abafa por 10 a 15 minutos . Quanto mais tempo ficar abafado mais intensos ficam a cor e o sabor. Podendo beber durante o dia  entre as refeições, coloca na geladeira e bebe geladinho. Mas se um litro for muito para você, ferva 200 ml de água para uma colherzinha de chá de hibisco, sempre adequando ao seu paladar , se ficar forte ou fraco , ponha mais ou menos de hibisco .
Site de referencia :http://chaideal.com.br/cha-de-hibisco/  ou     http://www.falecomanutricionista.com.br/cha-de-hibisco/  ou  https://pt br.facebook.com/nutricionistakarinacosta/posts/603581296422614

sábado, 17 de outubro de 2015

FATORES MAIS DISPERSIVOS DE NUTRIENTES NO COZIMENTO DOS VEGETAIS  

Vegetais são elementos importantes na dieta de qualquer pessoa , pois contem nutrientes importante para o metabolismo de cada individuo e essenciais para o desenvolvimento saudável do organismo, proporcionando benefícios importantes  para saúde. Porém dependo de como esses alimentos são preparados , eles podem perder o que tem de mais essencial , alem de perder o sabor , pode perder nutrientes importantes.
Segundo especialistas são três os fatores que provocam a perda de nutrientes em alimentos de origem vegetal durante o seu cozimento. São eles: o tempo de cozimento, a temperatura utilizada e o volume de água empregado. Se a quantidade de água, o tempo e a temperatura de cozimento forem reduzidos, mais nutrientes se mantêm presentes. Dessa tríade, a água é o elemento mais importante, pois sua falta ou abundância é primordial para a riqueza ou escassez de nutrientes nos vegetais.
Microondas
Pelos motivos expostos acima, o forno de microondas aparece como uma boa opção para preparo de vegetais, já que minimiza todos os fatores citados.
No entanto, um estudo feito na Espanha, em 2003, constatou que o brócolis cozido no microondas perde 97% de seus nutrientes antioxidantes, contra apenas 11% desperdiçados em um cozimento feito por fogão convencional. Isso levou certos pesquisadores a concluírem que o culpado por tal perda seria o microondas. No entanto, críticos alegaram que o experimento utilizou mais água do que o necessário para preparar o alimento. Portanto, o forno de microondas continuaria sendo eficaz para preservar os nutrientes, caso utilizasse menos água e um tempo menor de exposição ao calor.
O forno de microondas também tem a vantagem de consumir cerca de 80% menos energia do que um forno elétrico comum, além de não utilizar gás. No entanto, muitos materiais tóxicos são usados em sua fabricação, como a placa marrom, de difícil destinação  além do fato de que, em países que usam matriz energética não renovável (termoelétricas e usinas nucleares, por exemplo), a obtenção de energia elétrica pode ser danosa ao meio ambiente.
Alternativas possíveis, nutricionalmente  falando  para evitar a perda de nutrientes:
  • -Faça uma sopa: ao cozinhar os vegetais em uma panela com água levada ao fogo, os nutrientes se concentram na água. Ao aproveitar esse caldo na sopa, evita-se que grandes quantidades de nutrientes sejam desperdiçadas. Mais uma possibilidade é aproveitá-lo para cozinhar outros alimentos, como arroz ou macarrão.
  • -Cozinhe-os no vapor: as perdas nutricionais quando os vegetais são cozidos a vapor são muito menores (10% a 30%) se comparadas ao cozimento tradicional (40% a 60%);
  • -Pedaços grandes: corte os vegetais imediatamente antes de prepará-los e em pedaços grandes. Os pequenos pedaços aumentam a exposição interior do vegetal, facilitando a fuga de nutrientes;
  • -Água: evite usar muita água ou deixar o alimento no fogo por muito tempo;
  • -Microondas: utilize o forno de microondas para cozinhar os vegetais, mas com pouca água.
tempo de cocção de vegetais
Sendo assim , faça o uso de vegetais com mais frequência   , pois são alimentos fontes de vitaminas e minerais essenciais para o organismo e para perda e a manutenção do peso. Prefira se for possível alimentos orgânico, por serem mais seguro para o organismo e  sem agrotóxico ( substância que é prejudicial para o organismo , por se tratar de um "veneno").
Benefícios da Beterraba
   



























Referencia :http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/1100-saiba-como-evitar-a-perda-de-nutrientes-na-hora-de-preparar-vegetais.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

SUBSTITUA O SAL POR TEMPEROS NATURAIS  FRESCOS 


INDICAÇÕES DE UM PRATO SAUDÁVEL

Legumes: Coma uma variedade abundante, e quanto mais, melhor. No entanto, o consumo limitado de batatas é recomendado, porque ela tem efeito similar aos grãos refinados e aos doces. Ingerir muita batata pode causar picos de açúcar no sangue, o que é fator de risco para o diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças crônicas.
Frutas: Escolha um arco-íris de frutas todos os dias.
Cereais integrais: Opte por cereais integrais, como aveia, pão integral e arroz integral – grãos refinados, como pão branco e arroz branco, têm ação similar ao açúcar no corpo. Comer muitos grãos refinados pode aumentar o risco de doença cardíaca e diabetes tipo 2.
Proteínas saudáveis: Escolha peixes, aves, feijão ou nozes, que contêm nutrientes saudáveis. Limite carnes vermelhas e evite carnes processadas, já que ingerir mesmo pequenas quantidades delas rotineiramente aumenta o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2, câncer de cólon e ganho de peso.
Óleos saudáveis: Opte pelo de oliva, canola e outros óleos vegetais na culinária, em saladas, e na mesa. Essas gorduras saudáveis reduzem o colesterol prejudicial e são boas para o coração. Limite manteiga e evite a gordura trans.
Água: Beba água, chá ou café (com pouco ou sem açúcar). Limite a ingestão de leite e laticínios (1-2 porções por dia) de e suco (1 copo pequeno por dia). Evite bebidas açucaradas.


Referência : http://www.nataliavidal.com.br/?tag=alimentacao-saudavel

IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE
As fibras dietéticas receberam considerável atenção por parte dos pesquisadores e da imprensa leiga , principalmente em virtude de estudos  epidemiológicos   que relacionaram uma alta ingestão  de fibras ( particularmente de grãos  integrais ) a uma menor ocorrência de obesidade, resistência a insulina , inflamação sistêmica, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, hiperlipidemia  , hipertensão , distúrbios intestinais e doença cardíaca.

  
A  dieta ocidental , rica em alimentos animais ( insetos de fibras) e pobres em fibras vegetais naturais  que são perdidas através do processamento (refinamento), contribui para a ocorrência de mais distúrbios intestinais nos países industrializados , em comparação aos países que consomem  um tipo mais primitivos  de dieta rica  em carboidratos  complexos não refinados .A fibra retem uma quantidade considerável de água e , assim sendo, confere " um maior volume" aos resíduos alimentares no intestino grosso, aumentando com frequência o peso das fezes.   
      
A fibra dietética pode ajudar no funcionamento gastrintestinal exercendo uma ação  de raspagem  sobre as células  da parede intestinal , fixando ou diluindo  as substancias químicas prejudiciais  ou inibindo  sua atividade e encurtando o tempo de trânsito  para os resíduos alimentares ( e possivelmente, para materiais carcinogênicos) passarem através do trato digestivo. O efeito  protetor  potencial da fibra  sobre as taxas e os riscos de câncer do cólon continua sendo um tópico em aberto debatido acaloradamente . Sendo assim  estudos mostram  que os alimentos fibrosos , particularmente grãos , cereais e frutas , proporcionam  uma proteção significativa 


     
Referencia : McArdle, William D. Nutrição para o esporte e o exercício/ William D. McArdle, Franck I. Katch, Victor L.Katch; [traduzido por Giuseppe Taranto]. - Rio de Janeiro; Guanabara Koogan , 2011. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

LIVRO: NUTRIÇÃO PARA O ESPORTE  E O EXERCÍCIO

O alimento proporciona   a fonte dos elementos estruturais essenciais para preservar a massa corporal magra, sintetizar novos tecidos , otimizar a estrutura esquelética, reparar as células existentes , maximizar o transporte e a utilização de oxigênio , manter o equilíbrio hidreletrolítico ideal e regular todos os processos metabólicos . A " boa nutrição" engloba muito mais que a simples prevenção das deficiências de nutrientes relacionadas á doenças, incluindo doenças endêmicas francas , que variam desde o beri beri ( doença por deficiência vitamínica secundaria a aporte inadequado de tiamina( Vitamina B1 ), sendo suas fontes alimentares :




Podendo ocasionar dano no coração   do sistema nervoso, até xeroftalmia( causada por deficiência de vitamina  A e desnutrição geral  que evolui para cegueira noturna , ulceração corneana e cegueira). Engloba também  o reconhecimento  de diferenças individuais  em termos de necessidade e de tolerância de nutrientes específicos e do papel  da herança genética sobre esses fatores. As deficiências limítrofes de nutrientes é menor  que aquela necessária para acarretar manifestações clinicas de doenças , exercem um impacto  negativo sobre a estrutura  e a função corporais  e , dessa forma , sobre a capacidade de realizar exercícios.
Sendo assim a  nutrição apropriada constitui também  o alicerce para o desempenho  físico; proporciona o combustível para o trabalho  biológico e as substancias químicas que permitirão extrair e utilizar a energia  potencial dos alimentos
      
Referencia : McArdle, William D. Nutrição para o esporte e o exercício/ William D. McArdle, Franck I. Katch, Victor L.Katch; [traduzido por Giuseppe Taranto]. - Rio de Janeiro; Guanabara Koogan , 2011. 

DICAS IMPORTANTES